sábado, 12 de abril de 2008

Pedro Pinto abasteceu viaturas com biodiesel

O Presidente do Município de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, abasteceu ao final desta manhã, três viaturas da autarquia com Biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados recolhidos no Ecocentro do concelho.De referir que esta prática já existe no concelho de Paços de Ferreira desde 2005, o que o tornou no 1º concelho do país a ter esta atitude de preservação ambiental.

Para incentivar à prática de reutilização a autarquia distribui gratuitamente bidões pela população interessada.Hoje, simbolicamente, foram apenas 3 viaturas, mas esta prática vai tornar-se diária, de acordo com a quantidade existente deste combustível.
Os óleos alimentares usados eram recolhidos pela Câmara Municipal desde 2005, sendo que nessa altura os mesmos eram entregues a uma empresa que depois os encaminhava para fabrico de produtos químicos e cosméticos, incluindo sabonetes. Durante esse período a autarquia contribuía para a preservação ambiental, mas não retirava daqui quaisquer dividendos.Desde Fevereiro de 2007, altura em que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira estabeleceu um protocolo com o Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) da Universidade do Minho (pólo de Guimarães) que os óleos alimentares recolhidos são encaminhados para a produção de biodiesel, no âmbito do projecto de investigação do CVR “Recolha e valorização de óleos alimentares usados para a produção de biodiesel”. Todo o óleo alimentar usado recolhido no nosso Concelho é entregue para a produção de biodiesel e o C.V.R. entrega uma percentagem do biodiesel produzido para a Câmara Municipal utilizar nas suas viaturas. A autarquia recebe 1 litro de biodiesel por cada 10 litros de óleo entregue.A evolução da quantidade de óleos entregues no Ecocentro tem sido muito significativa: 2005 (525 litros); 2006 (1230 litros) e em 2007 (2170 litros).A campanha de sensibilização para recolha de óleos alimentares usados começa com a entrega, a quem o solicite, de um bidão de 5 litros, para posterior entrega no Ecocentro. O objectivo é evitar que as pessoas depositem os óleos alimentares usados nas pias, provocando problemas de poluição das águas e dos solos. Um litro de óleo usado contamina 1 milhão de litros de água. Em Portugal, das 125 mil toneladas de resíduos de óleos alimentares produzidos, só cerca de 3000 são recolhidos.

Nenhum comentário: